Edit Template

Taxistas protestam contra subida do preço do combustível em Angola

Taxistas, e a população no geral em Angola propriamente nas cidade como a capital de Angola entre outras, iniciaram nessa segunda feira 28, a 30 de Julho, uma greve sobre essas subidas exageradas do combustível no pais, o que deixou os internautas, a sociedade comum todo envolvido nesse protesto. A paralisação, convocada pela Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), resulta não só na subida do preço do combustível bem das peças de manutenção dos transportes, da remoção de paragens e, consequentemente, da falta de carteira profissional.

 Confronto entre a polícia e a população: Manifestação contra subida dos preços de combustível em Angola

De acordo com algumas pesquisas, pessoas apontam como sendo um ato de vandalismo, como de bens públicos e privado, esse confronto entre a policia e a população, a greve dos taxistas foi um dos acontecimentos que marcaram o primeiro dia dessa manifestação. Por outro lado, fala-se na subida de 1L de combustível para 300 kz,  e o preço do taxi para 750kz.

O jovem Nelson Domingos, que estava à paisana em uma das paradas do Golf-2, no município Kilamba Kiaxe, afirma estar solidário aos taxistas, pelo fato de não concordar também com a nova tarifa do diesel. “O que está acontecendo aqui é um problema para todos nós, é o bem para todos nós.  Estámos aqui a verificar uma manifestação pacífica, mas a polícia não deixa. A polícia não deixa com que o pessoal passe”, desabafou o jovem trausente.

Já Nino Mateus, gerente hoteleiro, cuja reportagem da RFI o encontrou na paragem do mercado do Calemba II, em Viana, revela que a polícia terá descarregado contra os jovens, por impedirem o trabalho de alguns candongueiros, vulgo taxistas.

“O clima aqui está assim desde às 7 horas. O pessoal não quer deixar os taxistas passarem e a polícia vem aqui para intervir e as coisas começaram a pegar fogo. Começaram a fazer disparos contra a população e a população contra a polícia. Agora a polícia está sofrendo com pedras”, comentou o entrevistado.

Resposta do vice presidente da Associação dos Taxistas

Portanto, o vice-presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola, Rodrigues Catima, diz que não houve outra saída a não ser a paralisação, como medida para o executivo rever a nova tarifa dos combustíveis.

“No que diz respeito à alta do combustível e à alta do preço do táxi, uma medida deixou milhares de taxistas indignados e que, por sua vez, criou um conjunto de constrangimentos. Queremos aqui, em viva voz, reafirmar a paralisação e manifestar nossa indignação pela traição que tivemos dos nossos companheiros das outras organizações que juntos convocamos a paralisação e vimos eles, nos últimos momentos, a demarcaram-se” , lamentou o ativista.

No dia 27 de julho isto é no Domingo circulavam   informações sobre suspensão da greve, mas horas depois a Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), desmentiu, em conferência de imprensa, realizada neste domingo, 27 de julho.

A polícia manteve uma reação de atos de vandalismo, ao passo que outros apontam para simples uma manifestação pacífica e a retaliação das autoridades Policiais Angolanas, segundo o Director-Adjunto da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional de Angola (PNA), o Subcomissário Mateus Rodrigues, a situação já está mais calma, depois das autoridades policiais tomarem conta da situação, mais por outro lado não é o que se tem visto nas mídias socias como youtube, instagram e facebook, como vídeos vasados nessas mesmas redes, o tremendo confronto entre a policia e os manifestantes.

 

Taxistas protestam ou Vandalismo: Palavras de um Manifestante entre esse confronto.

 

 “Nossas forças estão no terreno, estão garantindo que a situação volte à normalidade. Esse caso específico, onde um cidadão estava estatelado no chão sem poder ser socorrido, já está solucionado. Já foi possível socorrer o cidadão. Agora não conseguimos passar informações sobre qual é o estado de saúde do cidadão. Mas dizer que cada vez mais a situação está voltando à normalidade em função da ação das nossas forças que estão nas ruas. A polícia está recorrendo a todos os seus homens e meios para restabelecer a legalidade. Temos que ter a capacidade de separar as coisas. Uma coisa é uma paralisação que é um ato altamente pacífico e outra coisa são os atos que estamos verificando.

Estamos vendo verdadeiros atos de vandalismo, com roubos e destruição de bens públicos. Então, não podemos dizer que isso é paralisação. Isso são atos claros de vandalismos… Não existe situação fora do controle da polícia. Houveram atos inopinados em vários pontos, onde em alguns casos, nossas forças tardaram a chegar, mas a legalidade já está restabelecida em vários pontos. Nos próximos dias o objectivo , é manter ou elevar as medidas sempre que o nível de ameaça assim o determinar” , declarou o responsável.

 

Em suma, o Governo Provincial de Luanda condenou toda essa manifestação como “atos de vandalismo”, a situação foi registada na manha da segunda feira em vários pontos da Província de Luanda.

 

Saiba mais em outras paginas como: www.dw.com/pt-002 

Compartilhe o artigo:

blogtanaconta

“Organize suas finanças invista melhor e alcance sua liberdade financeira” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia, investimentos, bolsa de valores e negócios, são assuntos que despertam meu interesse. 

Siga nossas redes sociais

Postagens recentes

  • All Post
  • Blog
  • Bolsa de Valores
  • Contato
  • Economia
  • Investimentos
  • Negócios
  • Sobre
  • Ultimas noticias

tataconta

Organize suas finanças, invista melhor e alcance sua liberdade financeira

Ola Familia tanaconta

Escreva sua opinião sobre nosso serviço

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Ocorreu um erro. Tente novamente.

Tags

    Edit Template

    © 2025 Bolgtanaconta. Criado por Blogtanaconta