Para começarmos a falar sobre investimentos na bolsa de valores vale lembrar que no mundo dos investimentos existem muitas carteiras de investimentos todas elas com um fim a que o investidor deseja chegar, algumas dessas carteiras elas são montadas com o objetivo de retorno a curto prazo, que pode variar de 6 meses a 2 anos no máximo. Outras ainda têm objetivos de médio prazo 1 a 5 anos, outros ainda vão um pouco mais além investimentos a longo prazo, de 5 a 10, 15, 20 anos.
O que é carteira de investimentos: Como montar?
Chamamos de carteira de investimentos aos conjuntos de ativos escolhido pelo investidor no momento da compra ou negociação na bolsa de valores, nela constituem- se ações, fundos imobiliários (FII), títulos públicos, debêntures, aplicações imobiliárias, entre outros.
A montagem da carteira deve obedecer a alguns pontos interessantes como, a diversificação. Ou seja, permitindo que a diversificação de ativos bem como de risco, levando a maior tranquilidade ao investidor e menor volatilidade do património.
Um dos primeiros passos para montagem de uma carteira de investimentos tem haver com o conhecimento de seu perfil de investidor. Todo investidor ele possui um perfil, esse perfil é construído a partir do objetivo especifico de cada um. O que tudo índica que nem todas as pessoas têm o mesmo perfil de investimentos, fazendo assim com que todo mundo compre a mesmas cotas ou ações tal igual o do outro.
COMO FUNCIONA.
É logico que pode até haver semelhanças nas escolhas dos ativos, mais o que esta em jogo ou o cerne da conversa é que as carteiras de investimentos elas podem ser iguais ou diferentes isso porque os objetivos de investimentos de cada um também são diferente. Para começar alguns investidores querem curto prazo de retorno de seus investimentos, a esses demanda uma certa escolha nos ativos de investimentos. Se for a médio prazo também faz-se uma opção a determinadas escolhas de ativos. O mesmo acontece com o investimento a longo prazo. Mais em todos os caso é necessário quando principalmente investidores iniciantes não tendo muito conhecimentos de investimentos fazerem a contratação de um analista de investimento é aquele responsável e experiente com conhecimento no mercado que vai cuidar de seus investimentos. De preferência faz-se essa opção pelo analista, ele também dará uma boa indicação sobre o tipo de investimento a ser feito o momento atendendo os objetivos de cada um.
VALORES DAS COMPRAS DE CADA ATIVO:
Em geral, toda compra ela precisa obedecer certos requisitos conforme já mencionamos acima, alguns um valor baixo e outros demandam valor um pouquinho mais. Talvez a primeira pergunta que surge é: como saber sobre os valores de cada ação, ou fundo imobiliário ou ainda de qualquer outro ativo, como saber isso? Existem varias maneiras de saber ou achar os ativos e seus respectivos valores uma delas é a própria plataforma de negociação da bolsa de valores o que muitos chamam de home broker da sua corretora ou banco, ou ainda em sites que disponibilizam esse serviço, mostrando por exemplo:
- Nome do fundo
- Valor do fundo
- Quanto que ele paga no mês
- Valor do ativo
- Dividendos distribuídos nos últimos anos
- Histórico da Empresa
- Como que essa empresa trabalha, seus parceiros de negócios
- Objetivos da empresa.
Entre outras informações que podemos encontrar nesses sites.
Dois sites que podemos sitar aqui a título de exemplo utilizado por vários investidores é: https://investidor10.com.br/ e o outro também muito bem conhecido e utilizado no brasil e fora do brasil é o site fundsexplorer.com.br .
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Entretanto essas foram algumas dicas sobre a montagem de uma investimentos e como essa montagem da carteira de investimento ela esta atrelada ao tipo de investimento e o perfil de investidor de cada um dos investidores. Por outro lado a carteira ela só obedece ou vai executar de acordo as expectativas e objetivos do investidor.